A Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE), em parceria com a Navegação Bom Jesus realizará o projeto “Marajó 360”. A iniciativa, que terá duração de 30 dias a partir de janeiro de 2025, levará atendimento à população marajoara a bordo de uma embarcação da Bom Jesus, única empresa de navegação no estado com estrutura de ferry boat capaz de atender às necessidades da ação.
A reunião entre a diretoria da Bom Jesus e o Defensor Público Dr. Marcus Vinicius Franco e sua comitiva, ocorrida no dia 18 de dezembro, selou a parceria. O “Marajó 360” é fruto de um convênio com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (nº 911987/2021) e visa ampliar o acesso da população do Marajó a serviços de cidadania e assistência jurídica.
O projeto “Marajó 360” demonstra o compromisso da DPE em promover a inclusão social e garantir o acesso a direitos fundamentais nas comunidades ribeirinhas do Marajó. A iniciativa dá continuidade aos esforços da Defensoria, que em edições anteriores do projeto já realizou milhares de atendimentos na região, oferecendo serviços como emissão de documentos, reconhecimento de paternidade e orientações jurídicas. A escolha da Bom Jesus como parceira reforça a importância da infraestrutura e segurança oferecidas pela empresa para o sucesso da ação.
A Defensoria Pública do Pará tem revolucionado com suas ações itinerantes pela região do Marajó, só em Breves na parceria com o Grupo Marajó de Comunicação e o Deputado Estadual Luth Rebelo Foram realizado mais de 24 mil atendimentos, de expedição de documentos até os serviços jurídicos ofertados pela instituição.
Veja como foi a ação no Bairro Cidade Nova 2 em Breves:
Para mais informações sobre o projeto e suas etapas, acesse o site da Defensoria Pública do Estado do Pará (https://www.defensoria.pa.def.br/).